AEA

História

aea-Marilia-SP

AEA -Marília-SP

Após duas tentativas de criar a entidade, a AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região) foi fundada em 28 de março de 1968, com o nome de Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista, por 20 profissionais de Marília, Garça e Vera Cruz. No dia 25 do mês seguinte ficou decidido o seu caráter regional, escolhido o nome que permaneceu até 31 de março de 2014, composta a primeira diretoria, e também, eleito, como 1º. presidente, o engenheiro Antonio Casadei, que considerava necessária a representatividade por conta do grande número de arquitetos e de agrônomos dedicados e atuantes no mercado da época. Nesse mesmo dia, foi redigido o Estatuto da entidade, com 43 artigos, contendo, especificamente, em seu artigo segundo, a finalidade da Associação:
“Representar e defender os interesses de seus associados quer nas relações que ela mantiver com entidades superiores e congêneres; colaborar com o CREA; prestigiar a classe; tornar agradável e educativo o convívio entre os sócios, desenvolver o espírito de classe, e finalmente, colaborar, dentro dos municípios da região, na solução de todos os problemas técnicos, sociais, ou econômicos que envolvem tanto os interesses dos associados quanto os da coletividade”.
Em 1973, após ameaça de encerrar suas atividades, a AEA voltou mais forte. A sua primeira sede foi na rua 24 de Dezembro. Em 1988 a Associação passa a funcionar no atual endereço, onde foi edificada sua primeira sede própria após receber a doação do terreno com uma área de 6.228 m2 da Prefeitura Municipal de Marília no ano de 1979. O projeto inicial foi do arquiteto Laerte Rojo Rosseto.
Em 2012 a nova sede, totalmente remodelada com a construção do novo salão social e seus anexos foi entregue, somando 1.109,90 m2 de área construída. Nela funciona também, a Inspetoria Executiva do CREA-SP para atendimento aos profissionais da área tecnológica, mediante convênio assinado em 1979.
A AEA conta, atualmente, com 350 profissionais associados da engenharia agronômica, civil, elétrica, eletrônica, florestal, mecânica química, de alimentos, de produção; arquitetura, geologia e técnico em edificações de Marília e região.
Desde a sua fundação, a AEA tem como objetivos a valorização o profissional por meio de cursos e palestras que são realizados na sua sede e a luta pelos direitos das classes profissionais que representa.