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Gestão na Construção Civil

Embora gestão seja sinônimo de administração e o conceito tenha evoluído ao longo do tempo, há um consenso de que toda e qualquer gestão deve incluir um conjunto de tarefas que visam garantir a eficácia de todos os recursos disponibilizados pela empresa para que ela atinja os seus objetivos e metas pré-determinadas.

Ou seja, cabe à gestão a otimização do funcionamento da empresa, por meio da tomada de decisões racionais e fundamentadas no recolhimento e tratamento de dados e informações relevantes. Por esse meio, são alcançados os resultados que contribuem para o desenvolvimento da empresa e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores, proprietários, investidores, clientes, ou seja, para a satisfação das necessidades da sociedade em geral.

Nos últimos anos, as empresas da cadeia produtiva da construção civil têm-se esforçado para absorver conceitos e entender que a gestão é fundamental para alcançar a modernização e os bons resultados em seus negócios. Assim, elas têm procurado identificar os seus próprios processos internos e externos, principalmente aqueles que devem ser gerenciados para poder adotar os sistemas e ferramentas disponíveis hoje para as boas práticas de gestão (seja para a gestão estratégica, gestão de riscos, gestão de resultados, gestão da qualidade, gestão da informação, gestão de pessoas e do conhecimento, gestão da saúde e segurança, gestão financeira, gestão de suprimentos, gestão de projetos, gestão da produção, gestão de inovação tecnológica, gestão ambiental, gestão do empreendimento, gestão de obras…).
Por consequência, houve uma mudança significativa também no papel do gestor na construção nos últimos anos. Hoje os gestores procuram compreender a empresa da construção para poderem implantar os novos paradigmas nos negócios e na produção e, assim, exercer uma gestão eficaz em todos os seus aspectos.

As empresas, hoje, têm, como uma de suas funções principais, a formação de líderes com o foco de gerar resultados e conduzir suas equipes em direção às metas, praticando a excelência em processos, qualidade, custos, prazos, tecnologia e atendimento. O bom gestor é, portanto, aquele que sabe identificar, planejar, organizar, liderar e controlar os processos com eficiência. É aquele que sabe utilizar princípios, técnicas e ferramentas de gestão; decide e soluciona problemas; lida com pessoas e sabe se comunicar eficientemente; negocia e conduz mudanças: consegue obter cooperação e solucionar conflitos; tem uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; é proativo, ousado e criativo; é um bom líder; gere com responsabilidade, profissionalismo, ética e transparência. Utiliza a grande ferramenta de gestão que é o PDCA – Plan, Do, Check e Action (Planejamento, Execução, Verificação e Ação), de forma constante, permanente e consistente. Aprender a analisar problemas em equipe, identificar e remover a causa raiz desses problemas é um conhecimento que deve ser difundido para todos os colaboradores da empresa.

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