Desabilitar Pré Carregamento.
Rua Mecenas Pinto Bueno, 1207, Marília – SP
aea@aeamarilia.com.br
(14) 98121-9548

Geotecnologia avançada é apresentada em palestra na Associação dos Engenheiros de Marília

Evento realizado no salão da AEA em 3 de julho contou com a presença do presidente Vitor Violante e destacou inovações para engenharia e arquitetura


por Ramon Barbosa Franco, @ramonbarbosafranco 


A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA) foi palco no dia 3 de julho de 2025 de uma capacitação que trouxe o que há de mais avançado em geotecnologia para os profissionais da região. O evento, que contou com a presença do presidente da AEA, Vitor Violante, diretores e associados, destacou soluções inovadoras da empresa CPE Tecnologia, representada por Breno Corrêa Bueno.


Durante a apresentação, Breno Corrêa Bueno detalhou uma gama de equipamentos de ponta, incluindo sensores RTK com imageamento de câmera dupla, laser scanner SLAM (cinemático), drones com lidar e sistemas de batimetria autônoma. Segundo o representante da CPE Tecnologia, todos esses equipamentos estão disponíveis para locação por diária ou podem ser adquiridos diretamente pelo cliente final, oferecendo flexibilidade para diversas necessidades.


As tecnologias apresentadas possuem ampla aplicabilidade em várias áreas da engenharia, como topografia, engenharia civil e mecânica, geologia e engenharia ambiental (especialmente para batimetria). Além disso, são relevantes para a arquitetura, auxiliando em projetos de interiores, paisagismo, verificação de fachadas e reconstituição de patrimônio histórico. 


Um dos destaques foi o uso de drones para georreferenciamento, com a possibilidade de integrar informações de diferentes sensores, como escaneamento interno de fábricas e voos externos de drones, para criar uma reconstituição 3D completa do ambiente. A CPE Tecnologia oferece tanto a comercialização de drones de mapeamento, cujo manuseio fica a cargo do cliente, quanto a locação de drones com sensor de escaneamento, que incluem a operação por um profissional da empresa.


Inovação em segurança e inspeção de ambientes confinados


O engenheiro civil e de segurança do trabalho, diretor de cursos e palestras da AEA Marília, Filipe Ceolin de Abreu, também presente na capacitação do dia 3 de julho, complementou o assunto com uma explicação sobre o uso de drones para inspeção em espaços confinados, como galerias subterrâneas e passagens insalubres. Conforme destacou Ceolin, essa tecnologia permite a medição de determinados tipos de gases, sendo aplicada nas áreas de engenharia e segurança. “A utilização desses drones possibilita inspeções em locais de difícil ou perigoso acesso para humanos, simplificando o processo e eliminando a necessidade de preparos rigorosos de segurança, como exames, treinamentos e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos, que são exigidos para trabalhadores em tais ambientes”, observou.


A palestra na AEA Marília reforçou a importância da tecnologia para o aprimoramento e a segurança nas práticas profissionais, oferecendo aos associados e demais presentes uma visão abrangente das ferramentas que estão moldando o futuro da engenharia e arquitetura.